• Precisa de ajuda ?
    Entre em contato conosco pelo email contato@acervothai.com
Sem categoria, Sobre Muaythai, Vídeos da Japa

Muay Boran e os estilos regionais

Copie o link desta página: http://site.acervothai.com/FVOvV

Dois caminhos me fizeram chegar a essa postagem:

1 – Num dia desses eu estava pesquisando sobre Muay Chaiya o que me fez ler sobre Muay Boran.

2 – Ao responder sobre a luta entre José Neto e Sanchai com as mãos envolvidas em cordas.

Bom, vamos lá…

Muay Boran é uma forma genérica de chamar as antigas lutas desarmadas da Tailândia antes da introdução de algumas regras e equipamentos.

Em poucas palavras, é o ancestral do Muay Thai  como conhecemos hoje.

muay boran 1

Como o Muay Boran é mais brutal, veio a necessidade de aplicar regras por causa dos ferimentos graves e por vezes fatais que resultavam das lutas. Algumas estarão citadas nos parágrafos a seguir.

As técnicas focalizam-se na eficiência e em maximizar o poder de cada golpe com o objetivo de finalizar o adversário o mais rápido possível. 

Não existiam rounds, intervalos. Os lutadores lutavam até o nocaute ou até a morte.

As regras consistiam simplesmente na proibição de bater na virilha, arrancar os olhos, golpear o oponente caído e puxar os cabelos.

Não usavam luvas. Segundo o site mymuaithai.com, em algum momento da história do Muay Boran, foi decidido envolver suas mãos em cordas de cânhamo para lutar (como vemos em algumas lutas do Thai Fight). 

Dizem que alguns lutadores molhavam as cordas, pois ao secar ficavam mais duras e assim poderiam ferir de forma mais eficaz o seu oponente.  Há relatos que em algumas lutas, os combatentes faziam uso de cola e vidro moído nessas ataduras.

Categorias por peso não existiam e também não haviam ringues construídos especialmente para os torneios. Em vez disso, as lutas tinham lugar em qualquer espaço aberto cercado por um círculo de espectadores.

Tony Jaa, o astro de Ong Bak, mostrando algumas técnicas de Muay Boran

Ao longo de séculos, o Muay Boran desenvolveu alguns estilos regionais:

Muay thasao (região norte da Tailândia) – Ênfase na velocidade, especialmente chutes rápidos. Esta variação de Muay Boran foi apelidada de “ling lom” (lit. macaco ventoso).

Muay korat (região leste da Tailândia) – Ênfase na força. Uma técnica exclusiva neste estilo é o “soco de derrubar búfalos”, chamado assim porque se supõe que um golpe é suficiente para derrubar um búfalo.

Muay lopburi (região central da Tailândia) – Ênfase na astúcia, movimentos técnicos. Esta variação favorece fortes socos e ganchos.

Muay chaiya (região sul da Tailândia) – Tem ênfase na boa postura e defesa. Este estilo favorece ataques com os cotovelos e joelhos.

Uma vez que cada estilo tem a sua própria potência, dizia-se que um lutador completo tem que ter: “Soco korat, inteligência lopburi, postura chaiya, velocidade thasao”.

Tradicionalmente, os treinadores de Muay Thai ensinavam as técnicas de Muay Boran para alunos avançados, mas, aparentemente, isso não é mais feito, pois consideram perda de tempo ensinar técnicas que os lutadores não podem usar em competições.

Mesmo na Tailândia está se tornando cada vez mais difícil encontrar academias desse tipo; parece que eles preferem se concentrar no Muay Thai moderno, já que este sim pode ser uma forma de renda.

Por conta disso, uma série de estilos e técnicas tem sido perdida.

Hoje em dia, podemos ver referência a esse estilo em alguns eventos, lutas especiais (como no Thai Fight), ou em apresentações de Muay Boran.

Apresentação de Muay Boran no Lumpinee Stadium

Bejios!

E ah! Um bom ano novo tailandês para vocês!

Japa.

Comentários

Comentários

Copie o link desta página: http://site.acervothai.com/FVOvV