Blog do Tigrão, Sobre Muaythai (TG)

As leis de uma equipe

Copie o link desta página: http://site.acervothai.com/YjzUk

Quais as leis internas de uma equipe? O que os integrantes tendem a seguir para serem aceitos no grupo?

Cada equipe tem as suas próprias leis. Elas dizem a hora de fazer brincadeiras, a linguagem utilizada e até quais amizades cultivar. Elas tratam de como as pessoas devem se comportar, e qual o comportamento aceitável para se manter dentro da equipe. Exemplos de leis internas: “Não puxe o saco!”, “Não seja exibido!”.

Elas nem sempre são faladas abertamente pelos membros. Muitas vezes são subentendidas, e o novo integrante precisa perceber a norma para não descumpri-la. Como se fosse um ritual de iniciação, quem chega tem que ir percebendo o terreno aos poucos.

Se uma lei interna for quebrada, os membros da equipe reagirão de forma negativa, seja com um olhar ou com um comentário. As pessoas que desrespeitam muito as leis internas são submetidas ao pior castigo: são ignoradas.

A utilização das leis dentro de uma equipe pode ser uma coisa boa ou ruim. Será boa quando servir para unir o grupo e não permitir comportamentos não produtivos; e ruim quando permitir que os alunos tenham atitudes que atrapalhem o bom andamento do treino.

Exemplo de lei interna produtiva: todos os alunos terão de correr pelo menos 5 km por dia. Nesse caso, eles se esforçarão para chegar a esse patamar mínimo. O resultado disso será que todos os alunos terão um condicionamento físico bom.

Exemplo de lei interna negativa: na equipe de atletas, ninguém clincha antes ou depois do treino. O resultado disso será uma evidente falta técnica nesse aspecto, assim como um fraco desempenho em competições.

Cada equipe tem leis internas sobre o quanto de esforço e de resultados deve ser exigido dos seus alunos. Quanto mais tempo as pessoas trabalharem junto, maior a probabilidade de desenvolver um número maior de leis para orientar o comportamento de seus integrantes, o que vai caracterizar a equipe e dar a ela os aspectos especiais reconhecidos pelas pessoas de fora.

Valores

Enquanto leis internas são idéias compartilhadas pelos membros da equipe sobre os tipos de comportamentos a serem seguidos, os valores são noções mais profundas à respeito comportamento ideal.

Os valores são construídos de acordo com a criação, cultura em que se vive e outros aspectos que cada pessoa traz consigo. Mas uma vez pertencente a uma equipe, o indivíduo pode absorver os valores dela, como o comprometimento com o treino, disciplina, respeito, superação, cooperação e autoconhecimento.

É muito importante a reflexão sobre as leis internas e os valores adotados dentro de uma equipe. Uma vez que todos entendem os porquês desses padrões de comportamento, o treino fluirá melhor e ficará mais fácil a integração de pessoas em busca dos objetivos comuns da equipe.

Comentários

Comentários

Copie o link desta página: http://site.acervothai.com/YjzUk